Revista GAC

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Regras para submissão de artigos

A Revista GAC tem como missão disseminar conhecimento técnico e promover a troca de experiências entre profissionais, pesquisadores e especialistas nas áreas de gerenciamento de áreas contaminadas, preservação e recuperação ambiental. Para garantir a qualidade e relevância dos conteúdos publicados, solicitamos que os autores sigam as diretrizes abaixo ao submeterem seus artigos técnicos ou científicos.

 

Orientações para publicação de Artigos

De modo a atender os objetivos citados, os artigos devem abordar temas relevantes para os campos do gerenciamento de áreas contaminadas e da preservação e recuperação ambiental, tais como:

  • Metodologias e técnicas destinadas à investigação e remediação de áreas contaminadas;
  • Pesquisas científicas relacionadas ao gerenciamento de áreas contaminadas;
  • Proposição de metodologias, abordagens ou técnicas para as diversas etapas do Gerenciamento de Áreas Contaminadas;
  • Estudos de casos que contemplem soluções técnicas ou processos de gestão para áreas contaminadas;
  • Estudos relacionados à preservação ambiental, com ênfase na qualidade do solo e das águas subterrâneas;
  • Aplicações de técnicas destinadas à recuperação ambiental;
  • Análises técnicas de processos regulatórios ou normativos relacionados à preservação e à recuperação da qualidade ambiental.

Os artigos enviados poderão ser submetidos em dois formatos – Artigos Científicos ou Artigos Técnicos.

Artigos Científicos são aqueles em que há geração, análise e interpretação de dados primários, e seguem os ritos da metodologia científica.

 Artigos Técnicos não precisam seguir todos os ritos da metodologia científica, mas devem conter uma avaliação crítica de dados, que podem ou não ter sido gerados primariamente pelo autor. Os Artigos Técnicos podem conter relatos de experiências, estudos de casos e revisões da literatura, entre outros.

Os artigos submetidos devem ser inéditos, ou seja, não podem ter sido publicados na íntegra em nenhuma outra publicação científica ou técnica. Artigos cujos resumos tenham sido apresentados e/ou publicados em Congressos, Simpósios ou Conferências podem ser aceitos, desde que submetidos na versão completa.

 

Estrutura do Artigo Técnico

  • Título: Deve ser claro, objetivo e refletir o conteúdo do artigo.
    Autores: Deve conter o nome completo, a filiação institucional ou empresarial, quando cabível, e e-mail para contato, de todos os autores.
  • Resumo: Deve expor uma síntese do trabalho apresentado, com até 140 palavras, contendo o objetivo, relevância para o setor e a conclusão.
  • Palavras-chave: Deve conter entre 3 e 5 termos que representem os temas principais do artigo.
  • Introdução: Deve apresentar o problema ou contexto em que o trabalho foi desenvolvido, bem como os objetivos do trabalho.
  • Conteúdo principal:  Deve expor o estudo de caso, a metodologia ou solução aplicadas. Podem ser utilizados subtítulos para organizar o texto.
  • Conclusão: O texto deve resumir os principais resultados e impactos decorrentes da realização do trabalho.
  • Referências Bibliográficas: Devem ser listadas todas as fontes citadas no texto, seguindo as normas da ABNT.

Estrutura do Artigo Científico

  • Título: Deve ser claro, objetivo e refletir o conteúdo do artigo
  • Autores: Deve conter o nome completo, a filiação institucional ou empresarial, quando cabível, e e-mail para contato, de todos os autores.
  • Resumo: Deve expor uma síntese do trabalho apresentado, com até 140 palavras, contendo o objetivo, relevância para o setor e a conclusão.
  • Palavras-Chave: Deve conter entre 3 e 5 termos que representem os temas principais do artigo.
  • Introdução: A Introdução deve contextualizar o cenário em que o trabalho/pesquisa foi desenvolvido, de modo que permita compreender o fato motivador de seu desenvolvimento e o objetivo a que se propõe.
  • Material e Métodos: A metodologia adotada no desenvolvimento do trabalho/pesquisa deve ser explicada de modo a que seja possível sua reprodução por quem se predispuser, especificando o material e o método empregados.
  • Interpretação e discussão dos resultados:  Os resultados devem ser apresentados de forma organizada e coerente com os procedimentos metodológicos. As discussões devem ser embasadas na literatura técnica e científica e correlacionadas com outras pesquisas relevantes, quando pertinente.
  • Conclusões ou considerações finais: As conclusões devem ser claramente estabelecidas, sustentadas pelos dados do artigo e correlacionadas ao objetivo. Elas devem representar um avanço no conhecimento da temática abordada.
  • Lista das referências: As referências citadas no artigo devem ser listadas ao final do texto, observando o padrão estabelecido pela ABNT NBR 10520/2023 para garantir consistência e clareza na citação das fontes utilizadas.

Diagramação do artigo

O texto deve ser elaborado em folhas A4, margens superior e à esquerda com 3 cm e 2 cm à direita e inferior, espaço 1,15, recuos (parágrafos) de 1,0 cm, fonte Arial de 12 pontos, sem formatação, sem hifenização, utilizando o Microsoft Word. Textos escaneados não devem ser utilizados. (rever considerando a ABNT, para impressão).

O artigo deve possuir número máximo de 15 páginas, incluindo texto, ilustrações e referências.

  • Unidades de medidas – devem seguir o Sistema Internacional de Unidades (SI). Símbolos não usuais e abreviaturas, quando utilizados, devem ter os significados explicitados quando da primeira citação no texto.
  • Equações e fórmulas – devem ser inseridas no texto, geradas com as ferramentas do Word. Todos os símbolos e abreviaturas utilizados devem ter seus significados explicitados. Para efeito de citação ao longo do texto, as equações podem ser numeradas com algarismos arábicos sucessivos, colocados à direita da equação.
  • Estrangeirismo – Palavras redigidas em idioma diferente do idioma do texto devem ser destacadas em itálico.
  • Autoria – A reprodução de parte de textos de outros autores deve ser evitada, mas na condição em que se faça necessária, deve ser apresentada entre aspas.
  • Notas de rodapé – Não são aceitas (inclusive para indicação dos nomes de instituições ou empresas). Eventuais notas complementares podem ser inseridas no fim do texto, referidas como APÊNDICES, limitados à exposição de detalhes imprescindíveis à compreensão do texto.
  • Redação – A redação deve ser impessoal, na terceira pessoa do singular ou do plural.
  • Tabelas e Quadros – Devem possuir numeração sequencial e títulos claros, concisos e colocados no topo. As informações e dados contidos nas tabelas e quadros devem ser grafadas em fonte Arial nunca inferior a 8 (oito) pontos. Outras informações como nota explicativa e fonte dos dados/informação devem vir logo abaixo da tabela/quadro, com espaçamento simples e fonte de tamanho menor que aquele adotado para a tabela ou quadro.
  •  Imagens –  Consideram-se imagens: mapas, plantas, fotos, perfis, seções, esboços, gráficos e diagramas, entre outras. As imagens devem ser preparadas em alta resolução (300 pixels) e no tamanho final de uso, não devendo ser esticadas para aumentá-las.
    As imagens devem possuir numeração sequencial, títulos concisos e condizentes com o objeto apresentado, devendo ser colocados na base. Sendo necessárias, as legendas devem ser dimensionadas de modo a possibilitar o entendimento das informações apresentadas.

Avaliação do artigo

É função dos Editores avaliarem preliminarmente o artigo submetido e, caso haja restrições à publicação, comunicar aos autores as restrições observadas, demandando a realização das adequações necessária e submetê-lo à nova avaliação em até 5 dias.

Os artigos que estiverem dentro das normas serão enviados para o Comitê Científico que se incumbirá da avaliação dos artigos submetidos, podendo, para tanto, solicitar a análise de consultores especializados.

Nessa situação os artigos serão encaminhados para dois avaliadores colaboradores da Revista. A avaliação é feita pelo processo duplo-cego, no qual os avaliadores não têm acesso aos nomes dos autores e vice-versa. Cabe aos avaliadores recomendar a aceitação, rejeição ou a solicitação de modificações necessárias.

Cabe ao Comitê Científico a decisão final sobre a aceitação ou não do artigo, com base nos pareceres emitidos pelos avaliadores.

O parecer dos membros do Comitê Científico é conclusivo e, como tal, não está sujeito à revisão.  Desse modo, reitera-se a importância da qualidade dos artigos e da estrita observância das condições de submissão e, normas de formatação e critérios de avaliação.

Caso o artigo não seja aprovado, o autor principal é comunicado.

Após a comunicação de aceite do artigo, não são admitidas novas correções ou modificações.

 

Confidencialidade e Ética

Informações privilegiadas ou ideias obtidas por meio de avaliações por pares devem ser confidenciais e não utilizadas para ganho pessoal, nem comunicadas a terceiros.
 
Os nomes e endereços de e-mail inseridos no site da Revista GAC serão usados exclusivamente para os propósitos declarados desta revista. Eles não serão disponibilizados para qualquer outra finalidade ou para qualquer outra parte.

 

Submissão do Artigo

  •  Prazo: Os artigos podem ser submetidos a qualquer momento. O prazo para submissão na primeira edição da Revista GAC foi prorrogado para 17 de março de 2025.
  • Envio:  Submeta seu artigo pelo e-mail (secretaria@revistagac.com.br) ou por meio do sistema online da Revista GAC.

Direitos Autorais

Ao submeter um artigo à Revista GAC, o autor concorda em ceder os direitos autorais para publicação. O conteúdo permanece como propriedade intelectual do autor, mas a publicação na Revista garante acesso público ao trabalho.

 

Dúvidas e Suporte

Caso tenha dúvidas sobre as orientações ou o processo de submissão, entre em contato pelo e-mail (secretaria@revistagac.com.br) ou acesse o site oficial da Revista GAC.

Agradecemos seu interesse em contribuir com a Revista GAC e esperamos por sua submissão!

 

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