A Revista GAC – Preservação e Recuperação Ambiental é um veículo de informação técnica da Associação Brasileira das Empresas de Consultoria e Engenharia Ambiental (AESAS), produzido em parceria com o Centro Universitário SENAC, cujo objetivo é proporcionar à comunidade técnica e científica um meio para a divulgação dos resultados das atividades de desenvolvimento de projetos e pesquisa nas áreas de gerenciamento, preservação e recuperação ambiental, destacando-se o gerenciamento de áreas contaminadas.
A Revista GAC, produzida no formato digital, destina-se à divulgação de artigos técnicos e científicos, contendo dados e resultados originais, não publicados anteriormente, provenientes de pesquisas científicas e trabalhos técnicos, redigidos em Português, Inglês ou Espanhol.
Ao submeter um artigo, todos os autores assumem estar cientes e de acordo com as seguintes condições:
O artigo submetido para a Revista GAC – Preservação e Recuperação Ambiental deve ser original, não tendo sido publicado no todo ou em parte em outro periódico.
Se o artigo já tiver sido apresentado Gem congresso, seminário ou evento similar, a versão submetida para a Revista GAC deve conter significativo incremento em relação à versão publicada no evento em que foi apresentado, configurando efetivamente um novo artigo.
Os autores retêm os Direitos Autorais sobre os artigos publicados na Revista, cedendo a esta somente o direito da primeira publicação, sendo o conteúdo dos artigos publicados de inteira responsabilidade dos autores.
Tendo o artigo sido publicado na Revista GAC os autores estão liberados para publicá-lo em outro veículo.
Na submissão do artigo para avaliação, deve ser informado o e-mail do primeiro autor, com o qual a Revista estabelecerá toda a comunicação necessária.
1. Título, Autores, Resumo e Palavras-Chave:
O título, a ser inserido na primeira página, deve conter no máximo 140 caracteres, considerados os espaços.
Após o título, os nomes dos autores devem ser relacionados, assim como a identificação das entidades às quais estão vinculados. A indicação dos respectivos e-mails é opcional, a critério de cada um dos autores.
Antecedendo o texto, devem ser apresentados dois resumos, um no idioma em que o artigo foi redigido e o segundo em Português ou Inglês. O resumo deverá ser redigido em parágrafo único, contendo até 1.200 caracteres considerados os espaços, apresentando de forma breve e objetiva a justificativa do trabalho, os métodos utilizados, os resultados e as conclusões.
Após o resumo, deve ser inserida uma lista de até cinco palavras-chave que expressem o assunto do artigo, nos mesmos idiomas do resumo.
2. Introdução
A Introdução deve contextualizar o cenário em que o trabalho/pesquisa foi desenvolvido, de modo que permita compreender o fato motivador de seu desenvolvimento e o objetivo a que se propõe.
3. Material e Métodos
A metodologia adotada no desenvolvimento do trabalho/pesquisa deve ser explicada de modo a que seja possível sua reprodução por quem se predispuser, especificando o material e o método empregados.
4. Interpretação e discussão dos resultados
Os resultados devem ser apresentados de forma organizada e coerente com os procedimentos metodológicos. As discussões devem ser embasadas na literatura técnica e científica e correlacionadas com outras pesquisas relevantes, quando pertinente.
5. Conclusões ou considerações finais
As conclusões devem ser claramente estabelecidas e sustentadas pelos dados do artigo e correlacionadas ao objetivo. Elas devem representar um avanço no conhecimento da temática abordada.
6. Lista das referências
As referências citadas no artigo devem ser listadas ao final do texto, observando o padrão estabelecido pela ABNT NBR 10520/2023 para garantir consistência e clareza na citação das fontes utilizadas.
O texto deve ser elaborado em folhas A4, margens superior e à esquerda com 3 cm e 2 cm à direita e inferior, espaço 1,15, recuos (parágrafos) de 1,0 cm, fonte Arial de 12 pontos, sem formatação, sem hifenização, utilizando o Microsoft Word. Textos escaneados não devem ser utilizados. (rever considerando a ABNT, para impressão)
O artigo deve possuir número máximo de 20 páginas, incluindo texto, ilustrações e referências.
a) Unidades de medidas – devem seguir o Sistema Internacional de Unidades (SI). Símbolos não usuais e abreviaturas, quando utilizados, devem ter os significados explicitados quando da primeira citação no texto.
b) Equações e fórmulas – devem ser inseridas no texto, geradas com as ferramentas do Word. Todos os símbolos e abreviaturas utilizados devem ter seus significados explicitados. Para efeito de citação ao longo do texto, as equações podem ser numeradas com algarismos arábicos sucessivos, colocados à direita da equação.
c) Estrangeirismo – Palavras redigidas em idioma diferente do idioma do texto devem ser destacadas em itálico.
d) Autoria – A reprodução de parte de textos de outros autores deve ser evitada, mas na condição em que se faça necessária, deve ser apresentada entre aspas.
e) Notas de rodapé – não são aceitas (inclusive para indicação dos nomes de instituições ou empresas). Eventuais notas complementares podem ser inseridas no fim do texto, referidas como APÊNDICES, limitados à exposição de detalhes imprescindíveis à compreensão do texto.
f) Redação – A redação deve ser impessoal, na terceira pessoa do singular ou do plural.
g) Tabelas e Quadros – Devem possuir numeração sequencial e títulos claros, concisos e colocados no topo. As informações e dados contidos nas tabelas e quadros devem ser grafadas em fonte Arial nunca inferior a 8 (oito) pontos. Outras informações como nota explicativa e fonte dos dados/informação devem vir logo abaixo da tabela/quadro, com espaçamento simples e fonte de tamanho menor que aquele adotado para a tabela ou quadro.
h) Imagens – Consideram-se imagens: mapas, plantas, fotos, perfis, seções, esboços, gráficos e diagramas, entre outras. As imagens devem ser preparadas em alta resolução (300 pixels) e no tamanho final de uso, não devendo ser esticadas para aumentá-las.
As imagens devem possuir numeração sequencial, títulos concisos e condizentes com o objeto apresentado, devendo ser colocados na base. Sendo necessárias, as legendas devem ser dimensionadas de modo a possibilitar o entendimento das informações apresentadas.
É função dos Editores avaliarem preliminarmente o artigo submetido e, caso haja restrições à publicação, comunicar aos autores as restrições observadas, demandando a realização das adequações necessária e submetê-lo à nova avaliação em até 5 dias.
Os artigos que estiverem dentro das normas serão enviados para o Comitê Científico que se incumbirá da avaliação dos artigos submetidos, podendo, para tanto, solicitar a análise de consultores especializados.
Nessa situação os artigos serão encaminhados para dois avaliadores colaboradores da Revista. A avaliação é feita pelo processo duplo-cego, no qual os avaliadores não têm acesso aos nomes dos autores e vice-versa. Cabe aos avaliadores recomendar a aceitação, rejeição ou a solicitação de modificações necessárias.
Cabe ao Comitê Científico a decisão final sobre a aceitação ou não do artigo, com base nos pareceres emitidos pelos avaliadores.
O parecer dos membros do Comitê Científico é conclusivo e, como tal, não está sujeito à revisão. Desse modo, reitera-se a importância da qualidade dos artigos e da estrita observância das condições de submissão e, normas de formatação e critérios de avaliação.
Caso o artigo não seja aprovado, o autor principal é comunicado.
Após a comunicação de aceite do artigo, não são admitidas novas correções ou modificações.
Informações privilegiadas ou ideias obtidas por meio de avaliações por pares devem ser confidenciais e não utilizadas para ganho pessoal, nem comunicadas a terceiros.
Os nomes e endereços de e-mail inseridos no site da Revista GAC serão usados exclusivamente para os propósitos declarados desta revista. Eles não serão disponibilizados para qualquer outra finalidade ou para qualquer outra parte.