Revista GAC

Comitê científico

Dr. BERND SEELHORST

Diretor Geral da Nickol do Brasil.

É formado em Geografia, Geologia e Ciência de Solos, em 1994, pela Georg-August-Universität Göttingen, Alemanha. Possui Doutorado em Ciências (Geografia Física), 2004, pela Universidade de São Paulo (USP).

Bernd Seelhorst trabalhou em diferentes empresas na Alemanha, e, no ano 2000, fundou a Nickol do Brasil Consultoria Ambiental Ltda, fornecendo, desde então, serviços no gerenciamento de Áreas Contaminadas, sempre trazendo inovações tecnológicas do mercado alemão.

Dra. ERIKA VON ZUBEN

É bacharel em Química pela Universidade Mackenzie, 1999. Possui mestrado em Direito Ambiental – UNIMEP, como aluna especial, especialização em Gerenciamento de Áreas Contaminadas – SENAC; especialização em Remediação de Áreas Contaminadas – SENAC e é doutoranda em Geologia União Europeia – FCT Nova de Lisboa.

Erika von Zuben é Sócia-fundadora e diretora técnica na HERA CONSULTORIA, Diretora técnica da AESAS e presidente da AECSAS em Portugal. Docente e membro da Coordenação da parceria SENAC/AESAS em temas diversos relacionados ao Gerenciamento de Áreas Contaminadas. É Membro do Comitê Científico na REMTECH EUROPE.

JULIANA RATTI PISTONI

É gerente de Vendas na Bioagri Laboratórios LTDA.; graduada em Ciências Biológicas pela UNIMEP, em 1995; pós-graduada em Gestão Ambiental pela UNICAMP, em 2002; e em Gestão Comercial pela FGV, em 2010. Iniciou sua carreira profissional no setor ambiental em 2002, no segmento de gestão de resíduos na empresa francesa Veolia. Em 2008 migrou para o segmento de prestação de serviços na gestão de áreas contaminadas, através da empresa HaztecTecnoclogia Ambiental e, desde 2010, atua como gerente de vendas na Bioagri Laboratórios, trabalhando com prestação de serviços de Análises Ambientais nas matrizes Água, Solo, Emissões Atmosféricas, além de Efluentes, Resíduos, Vapores, Bioindicadores Ambientais entre outros.

Dr. MARCOS TANAKA RIYIS

É docente dos Cursos de Pós-Graduação em Gerenciamento de Áreas Contaminadas e Remediação de Áreas Contaminadas do Centro Universitário SENAC desde 2014. É graduado em Licenciatura em Educação Física pela EEFEUSP em 1994; e em Engenharia Ambiental pela UNESP/Sorocaba em 2008. Possui Pós-Graduado em Gerenciamento de Áreas Contaminadas pelo SENAC em 2008; é Mestre (2012) e Doutor (2019) em Engenharia Civil e Ambiental pela FEB/UNESP.

Marcos Tanaka Riyis é docente, coordenador de cursos de extensão e membro da Coordenação Pedagógica da parceria SENAC/AESAS em temas diversos relacionados ao Gerenciamento de Áreas Contaminadas desde 2017. Atua também como Docente Convidado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da UNESP (desde 2017) e da Pós-Graduação em Engenharia Hidrogeológica na PUC-Minas (desde 2023). Atua também como divulgador científico do Gerenciamento de Áreas Contaminadas em plataformas digitais.

RAONI AZEVEDO ZEITUNE

É líder de remediação na empresa Arcadis, onde desempenha suas funções desde 2008. É também docente de Cursos de Pós-Graduação em Remediação de Áreas Contaminadas do Centro Universitário SENAC desde 2022, e participa de cursos de extensão em diversos temas do mercado de áreas contaminadas como professor convidado. Contribui também como direto convidado na AESAS – Associação Brasileira das Empresas de Consultoria e Engenharia Ambiental. Em seu histórico profissional, Raoni atua no mercado de gerenciamento de áreas contaminadas desde 2005. É formado em Engenharia Ambiental pela Unifei – 2004; Análise de Risco Ambiental – Unicamp – 2008.

Dr. RODRIGO CÉSAR DE ARAÚJO CUNHA

É o idealizador dos Cursos de Pós-Graduação em Gerenciamento de Áreas Contaminadas e Remediação de Áreas Contaminadas do Centro Universitário SENAC, exercendo as funções de Coordenador e Docente desde a origem dos cursos, em 2005 e 2014, respectivamente.

Rodrigo César de Araújo Cunha exerce, desde 2020, atividades de assessoria técnica para empresas no gerenciamento e remediação de áreas contaminadas.

É graduado em Engenharia Agronômica pela ESALQ/USP, em 1978; pós-graduado em Saneamento Ambiental pela FAAP em 1981; Mestre em Solos pela ESALQ/USP (1988); e Doutor em Hidrogeologia pelo IGc/USP (1997).

Atuou no período de 1979 a 2020 na Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), em temas relacionados à contaminação de solos e águas subterrâneas, tendo participado do desenvolvimento dos procedimentos técnicos e da elaboração das normas legais e administrativas que orientam o mercado de áreas contaminadas.

Rodrigo Cunha é coordenador da parceria SENAC/AESAS, desde 2017, desempenhando funções de coordenador pedagógico e docente em cursos de extensão universitária relacionados ao Gerenciamento de Áreas Contaminadas.

VALTER LEITE

É diretor técnico da FullGeo Diagnóstico e Remediação Ambiental (Brasil); e diretor executivo da SVW Remediation Techniques (Portugal).

É Engenheiro Civil formado pela Escola de Engenharia Mauá (São Caetano do Sul/SP) em 2007; possui Extensão em Investigação Geoambiental pela FEC – UNICAMP, em 2013; e é Mestrando em Geociências pelo IG – UNICAMP com conclusão prevista para 2025.

Atua como Consultor Ambiental desde 1995 em empresas como Geoklock, Angel, Geointegra e FullGeo, desenvolvendo trabalhos de Avaliação, Investigação, Remediação e Monitoramento de Áreas Contaminadas.

Valter Leite é professor convidado do SENAC-SP nos cursos de Pós-graduação em Gerenciamento de Áreas Contaminadas e em Remediação de Áreas Contaminadas desde 2013; e palestrante do convênio SENAC-AESAS em temas diversos relacionados ao Gerenciamento de Áreas Contaminadas desde 2019, além de Membro da Coordenação Pedagógica da AESAS desde 2022 e diretor da AECSAS (Portugal) desde 2023.

plugins premium WordPress